Compartilhe Vida – Doe Medula Óssea

compartilhevida-agentegospelSEJA UM AGENTE DE SALVAÇÃO

Você já pensou em salvar uma vida? Sim! Você pode ser responsável pela cura de alguém. Uma das formas que Deus nos dá a oportunidade de salvar alguém é através da doação de sangue e Medula Óssea. Você sabe o que é medula Óssea?

Medula Óssea é a matriz do sangue, e localiza-se na parte interna dos ossos semelhante ao tutano dos ossos do boi. Na medula óssea estão as células-mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Existem muitas pessoas que têm doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, e crianças com algumas doenças genéticas. Essas pessoas necessitam de transplante de medula óssea para sobreviverem.

O paciente geralmente tem apenas 25% de chance de encontrar um doador compatível entre os irmãos, por isso a maior parte dos pacientes não encontra um doador compatível na família. Assim sendo, procura-se um doador compatível inscrito no Registro Nacional de Doadores (REDOME).

Mesmo assim, apenas 1 em 100 mil pessoas tem a medula óssea compatível. É muito difícil de encontrar, mas não é impossível. Por isso é tão importante que mais e mais pessoas se cadastrem como doadores de Medula Óssea.

O REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea) – é um banco de dados onde ficam os dados e HLA dos doadores. É necessário um grande número de doadores registrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compatível. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura.

Muita gente confunde transplante de medula óssea com transplante da medula espinhal. Uma não tem nada a ver com a outra. Não há motivo para ter medo.

COMPARTILHE VIDA

Nosso desejo de apoiar a causa, nasceu quando conhecemos um jovem chamado Marco Antonio Tebalde. Para conhecer mais sobre o caso, clique aqui.

Assista o vídeo e entenda mais sobre a doação e o transplante de medula Óssea:


QUERO SER UM DOADOR E SALVAR UMA VIDA! 

O primeiro passo para se tornar um doador de medula óssea é fazer o seu cadastro e colher um exame de sangue para fazer o teste de compatibilidade. Este cadastro é realizado diariamente no Hemocentro da Santa Casa de São Paulo. Mas você pode também procurar um Hemocentro na cidade e estado que você mora.

Você só vai doar se algum paciente for compatível com você, portanto seu exame será colocado num banco de dados e se aparecer alguém que precise de um transplante de medula e que seja compatível com você, então você será reconvocado para fazer uma avaliação e se estiver de acordo doar a medula.

COMO DOAR

Se houver compatibilidade, o doador é convocado para um exame de sangue mais detalhado. O doador será avaliado por um clínico para certificar seu bom estado de saúde.

Existem duas formas de doar: Pela veia, chamada aférese, e pela coleta direta da medula no osso da bacia. O doador será chamado para conversar com o médico, e juntos vão discutir sobre a melhor forma de doar para aquele paciente. O doador será consultado e ele poderá concordar ou não com o procedimento. Além disso não existe nenhum custo para o doador.

SEJA UM DOADOR DE VIDA

Jesus foi o primeiro que doou seu sangue, e sua vida para salvar a todos nós. Ele nos deu o exemplo e agora nos dá a oportunidade de salvar a vida de alguém! Seja um doador de medula óssea!

Ricardo Costa – Agente Gospel
Com Informações de Dr. Drauzio Varella e Hemocentro de SP.